Home
Quem Somos Nossa História Nossa Equipe Imprensa Parceiros
  Contato
Documento sem título
 
Galeria de Imagens
 

 

Datas Comerativas 2017

Durante o ano realizamos vários eventos comemorativos para marcar algumas datas especiais que tiveram como público as crianças e adolescentes atendidos no serviço. Realizamos a comemoração do carnaval, aniversariantes, dia da criança e Natal. Todos esses momentos possibilitaram a integração entre os participantes dos diversos grupos de convivência lembrando que todos os usuários participam do processo de preparação da decoração e organização dos eventos.


 

Exposições 2017

Em virtude da comemoração dos quarenta e cinco anos da Instituição optamos por realizar apenas uma exposição interna onde pudéssemos mostrar de uma só vez todo o material produzido no ano. A exposição foi visitada por cerca de 150 pessoas e exibiu além dos trabalhos elaborados no ano, painéis que apresentaram um pouco da história institucional e esculturas confeccionadas pelas crianças para homenagear as fundadoras. Por se tratar de uma data especial realizamos também uma exposição fora do território procurando dar visibilidade ao trabalho realizado. A exposição foi realizada na Sociedade Hípica de Campinas e contou com apresentações musicais das crianças que participam do projeto Curiando e também do grupo de canto coral composto por homens e mulheres adultos que quando crianças/adolescentes foram usuários do serviço.


 

Inclusão da criança no SCFV 2017

O processo de inclusão da criança no SCFV foi realizado de maneira a transmitir aos seus responsáveis a confiança necessária para que se sintam confortáveis em deixar suas crianças sob os cuidados da Instituição. Durante o processo de inscrição os responsáveis passaram por entrevistas de acolhimento, com assistente social e posteriormente com a pedagoga, onde foram informados que a instituição integra a rede de serviços socioassistenciais de Proteção Social Básica, da Secretaria Municipal de Assistência Social e Segurança Alimentar; esclarecidos sobre os objetivos do trabalho; orientados sobre as regras institucionais e a rotina da criança no serviço. Todos foram convidados a realizar uma visita pelas dependências da entidade, conhecendo um pouco da rotina e os profissionais que aqui atuam.


 

Debates e Reflexões 2017

Com o objetivo de despertar nas crianças e adolescentes o sentido de pertencimento a esta comunidade definimos como tema central o eixo norteador do SCFV – Direito de Ser. A partir dele socializamos, com as crianças e adolescentes, a história de formação desta comunidade e suas curiosidades; a atuação dos moradores pela melhoria da qualidade de vida; revisitamos a história institucional e sua atuação na mobilização das mulheres; realizamos releituras sobre temas trabalhados, ao longo dos quarenta e cinco anos da UCF; realizamos encontros entre as crianças e moradoras antigas, que através dos depoimentos, mostraram o quanto a história desta comunidade é rica em participação política e busca dos direitos sociais.


 

Rede Abraço 2017

A Rede Abraço da Região Amarais é uma iniciativa da União Cristã Feminina e Escola Estadual 31 de Março que consolidou-se como uma das principais ações comunitárias em Campinas e que, em 2017, completou 19 anos de existência. Ao longo destes 19 anos a iniciativa vem agregando novos parceiros, discutindo e atuando em questões de interesse coletivo sendo vista como uma referência em mobilização e protagonismo da comunidade. Mensamente representantes dos diversos serviços e comunidade se reuniram para socializar conhecimentos, elencar e organizar ações de interesse comum. A União Cristã Feminina se mantém na equipe de coordenação desde o primeiro ano contribuindo na articulação e mobilização dos parceiros. O momento culminante do ano foi a realização do Abraço Educativo e Social da Região dos Amarais realizado em outubro que envolveu todos serviços e que apesar de muita chuva teve um público estimado de aproximadamente 700 pessoas.


 

Recreação 2017

Diariamente foi oferecido aos usuários um espaço de tempo para a brincadeiras espontâneas, na brinquedoteca e área livre. As crianças experimentaram materiais diversos como: brinquedos industrializados, brinquedos não estruturados e aqueles confeccionados pelas próprias crianças, nas oficinas de meio ambiente. A brincadeira livre permitiu a interação com crianças, de outras idades, integrantes dos outros grupos de convivência. Nessas atividades não houve intervenção do educador, as crianças escolheram os brinquedos, com os quais brincaram e escolheram seus pares por afinidade. Os educadores trabalharam com a observação procurando identificar situações que careceram de intervenções especificas e também possíveis evoluções na forma de resolução de conflitos. O educador só interviu nas situações de risco onde era eminente a agressão física ou verbal.


 

Alimentação é Coisa Séria 2017

Cada usuário recebeu diariamente duas refeições balanceadas, café (manhã/tarde) e almoço. As refeições foram oferecidas no sistema self-service, com monitoramento da composição alimentar do prato e orientação no uso de louças, talheres e guardanapo. De maneira geral, as crianças chegaram ao SCFV recusando diversos alimentos importantes para seu desenvolvimento saudável. Considerando, a infância e adolescência, como fases de formação do habito alimentar, tomamos o cuidado de preparar os alimentos das mais variadas maneiras incentivando a experimentação de um maior número de verduras, frutas e legumes. A aceitação e o consumo também foram estimulados nas rodas de conversa, a partir de reflexões sobre a importância da alimentação para a saúde e para o bom desempenho escolar. Nas intervenções junto à família foram oferecidas orientações sobre alimentação saudável e estratégias de estimulo para ingestão de novos alimentos. Anualmente oferecemos mais de 41.500 refeições entre café da manhã, almoço e café da tarde. As ações permitiram às crianças ter acesso a uma alimentação saudável e diversificada superando questões de subsistência enfrentadas por suas famílias.


 

Jogos Recreativos 2017

Semanalmente os usuários participaram de jogos recreativos que contribuíram para melhoria da condição de sociabilidade e com o desenvolvimento psicomotor. Muitas das atividades desenvolvidas incentivaram o trabalho em equipe valorizando e estimulando a cooperação. Entre as atividades desenvolvidas destacamos: gincanas, capoeira, pega-pega, ovo choco, queimada, pular corda, esconde-esconde, pega-bandeira, bambolê, amarelinha, peteca, corrida com saco, adoleta, carrinho de mão, dança das cadeiras, circuitos e ainda jogos recreativos relacionados aos esportes (futsal e vôlei).


 

Práticas Culturais 2017

As práticas culturais foram desenvolvidas através do “Sarau da União Cristã Feminina”. O sarau é um evento cultural, aberto à comunidade, realizado duas vezes ao ano onde as crianças puderam se expressar artisticamente. Os dois eventos contaram com apresentações de música, dança e poesia. A participação individual ou em grupo era de escolha de cada criança e se deu a partir de uma inscrição prévia. No caso dos grupos era obrigatória a eleição de um coordenador (integrante do grupo) que se responsabilizasse em agendar os ensaios, organizar o grupo e fazer a inscrição no evento. Os participantes do projeto Curiando também participaram dos eventos com apresentações de canto coral e instrumental. O segundo Sarau foi realizado em comemoração aos 45 anos de fundação da União Cristã Feminina.


 

Cuidando de Mim 2017

Considerando a fragilidade da situação socioeconômica e a ausência de hábitos higiene bucal e corporal identificados em algumas famílias mantivemos na rotina das crianças e adolescentes a vivencia de escovação dos dentes e lavagem das mãos. Durante todo o ano estimulamos nos usuários uma atitude de preservação e zelo pessoal. Nas rodas de conversa as crianças participaram de reflexões que demonstraram que os cuidados com a higiene também previnem doenças e devem ser realizados diariamente e por toda a vida. Para realização das vivencias foram fornecidos sabonete líquido, álcool, creme dental e escovas de dente. Em 10 casos foram realizadas abordagens individuais com as famílias para orientação sobre o cuidado e a higiene com o corpo, ambiente e objetos como calçados e roupas. O trabalho também contou com a parceria dos alunos da Faculdade de Enfermagem da Unicamp que realizou pontualmente ações educativas na área de saúde bucal.


 

Estimulo à Leitura 2017

Procurando realizar ações que contribuam para desenvolver nos usuários uma postura sensível, dinâmica, responsável e participativa, incentivamos e promovemos o acesso aos livros infantis e a leitura. Durante o ano realizamos sistematicamente Contações de Histórias, em todos os grupos de convivência, promovemos o acesso aos livros infantis e juvenis através de momentos de leitura no espaço institucional e do empréstimo de livros para leitura em casa. Foram ofertados mais de 2.000 títulos e realizado cerca de 400 empréstimos/ano.


 

Inclusão Digital 2017

As atividades foram realizadas no laboratório de informática, da entidade, que conta com 13 computadores e um projetor de multimídia. Planejadas e organizadas, de maneira a dar suporte aos temas trabalhados nas oficinas lúdicas, promoveram a oportunidade de acesso a informação digital e favoreceram a aprendizagem da cooperação através do compartilhamento de informações entre os grupos de convivência. Entre os temas trabalhados estão: gentileza e empatia; recreação com jogos eletrônicos educativos; uso do google maps e word; visita ao site institucional e pagina do YouTube; elaboração de boletim especial em comemoração aos 45 anos da UCF; questões de gênero- valorização da mulher na sociedade; várias formas poéticas de comunicação (cordel); vídeos diversos (empatia, combate à exploração sexual, biografia de Candido Portinari e suas obras, Estatuto do Idoso).


 

Projeto Curiando 2017

A música é uma antiga forma de expressão da humanidade e que até hoje conserva sua capacidade de aglutinar pessoas. Estudos apontam que através dela é possível ampliar a capacidade de concentração, desenvolver o raciocínio lógico matemático e a memória. Seja ela popular ou erudita ela é rica em informações e proporciona momentos alegres e prazerosos. Desta forma, a consideramos como uma eficiente ferramenta para o desenvolvimento do trabalho socioeducativo que visa a inclusão social e o exercício pleno da cidadania. A música está presente no espaço Institucional através de atividades semanais nas áreas de canto coral e pratica instrumental (violão, violino, flauta doce, teclado) e vem contribuindo satisfatoriamente com promoção da sociabilidade e a expressividade dos usuários, bem como com a elevação de sua auto-estima.


 

Rodas de Conversa 2017

Sistematicamente, as crianças foram convidadas a participar das Rodas de Conversa, que traziam temas centrais para debate e reflexão. Entre os temas discutidos alguns foram trazidos pelos educadores e outros pelas crianças. De maneira geral elas possibilitaram uma escuta sensível e a troca de experiências, fortaleceram e instrumentalizaram o grupo para lidarem com situações do cotidiano. Entre os temas discutidos destacamos: apresentação da proposta anual; questões ligadas a alimentação, higiene do ambiente, corporal e bucal; cuidados com a saúde; diversidade na estrutura das famílias e sua importância no desenvolvimento da criança; cuidados com o corpo e abuso sexual; diversidade/preconceito; o momento atual do mundo (guerra, furacões, testes nucleares, violência); ruídos na comunicação, regras de convivência, valores (amizade, honestidade, respeito, solidariedade, compaixão, superação, gentileza, resiliência e empatia); levantamento de sugestões e avaliação das atividades.


 

Participando da Avaliação e Planejamento 2017

O processo de levantamento de sugestões, elaboração de combinados e avaliação se deu através intervenções variadas. No início do ano realizamos uma intervenção lúdica junto às crianças/adolescentes para levantamento de sugestões de atividades que seriam desenvolvidas durante o ano. As atividades sugeridas foram incluídas no planejamento anual. Diariamente, os usuários puderam contribuir com sugestões através da participação nas rodas de conversa ou anonimamente depositando sua sugestão ou dúvida na “caixa de sugestões”, colocada no refeitório. O conteúdo da caixa nos permitiu o redirecionamento de algumas ações e também o esclarecimento de situações rotineiras, como por exemplo, um grande número de crianças solicitando que tivéssemos refrigerante no cardápio. Foi realizada uma ação mostrando a ausência de elementos nutricionais dos refrigerantes e a coerência dessa decisão com os objetivos Institucionais e a preocupação com a saúde da criança. Também diariamente as crianças participaram da avaliação lúdica que foi realizada ao termino de cada atividade onde nos foi possível observar o nível de satisfação de cada criança. Os resultados obtidos foram registrados em relatório individual por grupo de convivência e seus resultados considerados para elaboração das atividades do mês posterior.


 

Quarenta e cinco anos de história da UCF 2017

Em virtude da comemoração dos quarenta e cinco anos da UCF realizamos duas exposições comemorativas. Uma interna que exibiu os trabalhos elaborados no ano, painéis com parte da história institucional e esculturas confeccionadas pelas crianças para homenagear as fundadoras e outra realizada na Sociedade Hípica de Campinas que contou com apresentações musicais das crianças que participam do projeto Curiando e também do grupo de canto coral composto por homens e mulheres adultos que quando crianças/adolescentes foram usuários do serviço.


 

Oficinas de Meio Ambiente 2017

As oficinas de meio ambiente foram realizadas em três momentos: 1- Nos meses de maio a julho, crianças e adolescentes foram convidados a participar de debates e reflexões sobre questões ligadas ao meio ambiente. Entre os pontos abordados escolhemos o tema “Vem com a gente: Reduzir, Reutilizar e Reciclar” onde as crianças foram estimuladas a coletar materiais descartados em casa ou na entidade e a partir deste material construir brinquedos, jogos, bijuterias e caixinhas. Todo material produzido foi utilizado como prenda nas barracas de pesca na Festa Agostina da UCF. O resultado das oficinas despertaram nos usuários o desejo de ter um jogo para brincar em casa o que nos levou a duas novas ações. 2- Pesquisa de interesse junto as crianças - Fizemos uma pesquisa lúdica junto às crianças para saber qual seria o brinquedo que gostaria de ter em casa com o objetivo de produzir o brinquedo para presentea-las. 3- Mobilização da comunidade – Para captar o material a ser reutilzado nos jogos mobilizamos a comunidade com cartazes colocados nas grades da entidade. Em poucos dias conseguimos material suficiente para a confeccião de 180 jogos. Realizamos ainda a mobilização de moradores e voluntários para contribuir na confecção destes jogos o que deu origem a Oficina de produção dos Jogos. 4- Oficina de produção dos Jogos – Esta ação contou com um pequeno grupo de mães e voluntárias coordenadas pela educadora de artes. Foram realizados então 10 oficinas com média de 6 participantes em cada uma delas. As oficinas se tornaram um ponto de encontro onde as mulheres participantes trocaram experiências e fortaleceram seus vínculos comunitários e tomaram contato com alguns conceitos relacionados a sustentabilidade. Os brinquedos produzidos foram entregues às crianças na festa de Natal.


 

Momento Cidadania 2017

O Momento de Cidadania buscou ampliar as discussões e aprofundar conteúdos discutidos nas Rodas de Conversa. Nesta proposta lançamos mão de recursos como: vídeos, jogos, pesquisas na internet e outros que tornassem as discussões mais leves e prazerosas para as crianças. Os temas aprofundados foram: Abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes; O Dia Nacional do Idoso e o Estatuto do Idoso.


 

Encontros com as famílias 2017

As reuniões coletivas tiveram como objetivo apresentar o trabalho realizado junto às crianças, ouvir sugestões dos responsáveis e apresentar novas propostas, refletir sobre o papel da família e da Instituição na proteção da criança. As reuniões foram realizadas em horários e dias diversificados de maneira a facilitar a participação dos responsáveis.


 

Cuidando de Mim 2016

Uma das principais maneiras de evitar a transmissão de doenças infecciosas e parasitarias é ter hábitos de limpeza, tanto no aspecto individual,limpeza corporal e das habitações, como no coletivo. Os hábitos de higiene não incluem somente o banho corporal, escovar os dentes, mas também cuidados com a alimentação, atividade física roupas e calçados, além do sono diário. Desta forma, educar para a saúde e para a higiene, de forma contextualizada e sistemática, contribuiu na formação das crianças procurando torná-las capazes de atuar em favor da melhoria dos níveis de saúde pessoal e da coletividade. Durante as atividades foram trabalhados temas como: a importância do banho diário, objetos envolvidos na higiene corporal, a necessidade de cuidados com as unhas na prevenção de doenças intestinais, a valorização dos aspectos estéticos da higiene, a importância do uso de roupas limpas e de andar calçado, a limpeza correta dos dentes, a higiene dos cabelos para evitar a proliferação de piolhos e a necessidade de se adotar hábitos de autocuidado para proteger a saúde.


 

Atividade Física 2016

As atividades recreativas foram utilizadas de maneira a contribuir com o processo de desenvolvimento das crianças no que diz respeito a: tomada de decisões, compreensão de limites, socialização e integração com o grupo.


 

Atividades de Musica 2016

Com o objetivo de despertar, na criança e no adolescente, a curiosidade e o interesse, pelo universo musical desenvolvemos semanalmente atividades voltadas ao canto coral e aprendizagem de instrumentos musicais (violino, flauta, violão e teclado). A atividade vem demonstrando bastante eficiência na ampliação da concentração e no desenvolvimento do raciocínio. Familiares e educadores relatam que observam melhoria na autoestima das crianças que participam efetivamente do projeto. Mensalmente as crianças também puderam levar musica aos comércios locais realizando o “Bom Dia Comunidade”.


 

Atividades de Incentivo a Leitura 2016

Foram realizadas ações com o objetivo de desenvolver o hábito de leitura, fomentando o “gosto por ler” e contribuindo para a formação de leitores capazes de entender e contextualizar o mundo em que vivemos. Entre elas: Rotinas que estimulam o hábito de leitura; Técnicas de apresentação, manuseio e empréstimo de livros; Técnicas de “contação” de histórias, diferentes formas de ler (observação de gravuras, uso de adereços, fantoches, expressão corporal, etc).


 

Sarau 2016

Como estratégia de promoção e compartilhamento de experiências culturais promovemos três eventos denominados “SARAU da UCF” onde crianças e adolescentes foram convidados a compartilhar seus talentos e habilidades.


 

Datas Comemorativas 2016

Durante o ano foram comemoradas as datas significativas para a Instituição, para as crianças e comunidade. Foram comemorados: Carnaval, Dia da Escola , Dia da Mulher, Dia do Desafio, Páscoa, aniversariantes do semestre, Semana da Criança e outras.


 

Conhecendo Meu Corpo 2016

Atendendo a uma solicitação das crianças foram incluídos, no cronograma, encontros temáticos com as estudantes de enfermagem da UNICAMP, coordenados pela professora Maria Filomena Gouveia Vilela. Nos encontros, crianças e adolescentes puderam esclarecer duvidas em temas, como: uso de álcool e outras substâncias; mudanças corporais e sexualidade; profissões na área da saúde e outros. Os encontros foram realizados às segundas-feiras durante os meses de setembro e outubro.


 

Monitor Mirim 2016

O projeto implantado neste ano teve como objetivo motivar a participação das crianças e adolescentes na rotina institucional abrindo espaço para a participação no planejamento e na avaliação das atividades. A implantação foi realizada a partir do levantamento de voluntários para representação nas reuniões mensais de planejamento. Os voluntários mirins passaram por processo de eleição com divulgação das propostas dos candidatos e voto secreto. Os eleitos criaram uma fonte de comunicação entre as crianças e equipe profissional e participaram mensalmente das reuniões institucionais.


 

AÇÕES VOLTADAS À FAMÍLIA 2016

Foram realizadas atividades direcionadas aos familiares das crianças atendidas de maneira a mantê-los informados sobre o cotidiano dos educandos na entidade como também solicitando sua contribuição na avaliação das ações e construção das propostas Institucionais. As abordagens foram realizadas de forma individual e grupal de acordo com a necessidade apresentada no momento. O atendimento social também ofereceu acolhimento, orientações, encaminhamentos e auxílios eventuais.


 

Bom dia Comunidade 2016

Iniciado há três anos o “Bom Dia Comunidade” consiste em motivar crianças e adolescentes do projeto Curiando a oferecer a comunidade do Jd. Santa Mônica um “bom dia” ou “boa tarde” musical. As crianças, sempre acompanhadas pela musicista e outro educador realizaram visitas a moradores e pontos comerciais da região levando um numero musical. A ação possibilitou a valorização dos talentos individuais dos pequenos musicos.


 

Exposições Externas 2016

As exposições externas tem foco educativo onde crianças e adolescentes realizam uma abordagem aos moradores que circulam pelas imediaçoes da Instituição trazendo informações uteis a comunidade e que estejam diretamente ligados aos temas trabalhados no planejamento mensal.


 

Realizações Através da Rede Abraço 2016

Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes - Os usuários da Instituição participaram do evento que teve como objetivo sensibilizar e mobilizar a comunidade para proteger suas crianças e adolescentes do abuso e da exploração sexual.


 

Realizações Através da Rede Abraço 2016

6ª Caminhada da Paz - As crianças da União Cristã Feminina participaram da “6ª Caminhada da Paz” organizada pela Rede Abraço, promovida em setembro com o objetivo de chamar a atenção da comunidade e autoridades para a violência nessa área de Campinas. A caminhada teve seu início no Núcleo ABC, no Jardim São Marcos, e finalizou no Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU), da Vila Esperança, onde ocorreu uma série de apresentações feitas pelas crianças e adolescentes atendidos pelas entidades. Durante o percurso, os participantes cantaram a música “Dias Melhores”, do grupo Jota Quest, e distribuíram mensagens de paz para a comunidade, todos usando camisetas brancas.


 

Realizações Através da Rede Abraço 2016

Neste ano realizamos através da Rede Abraço do 18º Evento anual que ofereceu a comunidade inúmeros serviços preventivos na área da saúde, apresentações de talentos da comunidade, barracas de artesanato e alimentação, orientação jurídica e serviços de beleza.


 

Avaliações 2016

O processo de avaliação foi continuo e utilizou variadas estratégias buscando identificar se os resultados esperados foram atingidos de maneira satisfatória. O processo contou com a participação da equipe executora, diretoria, parceiros, crianças, adolescentes e de seus familiares.


 

Uma Viagem pelo Samba 2016

Em 2016 o samba completou cem anos, sendo contados a partir do lançamento da canção Pelo Telefone, em 1916, do compositor carioca Donga. O ritmo, que nasceu da influência dos negros trazidos pelos navios negreiros se mostrou um excelente tema para auxiliar em reflexões sobre discriminação, racismo, trafico de pessoas, preconceito, classe social e a riqueza da diversidade. Conheceram ainda a historia de compositores renomados como Adoniran Barbosa, Cartola, Alcione, Clementina de Jesus.


 

Projeto Revirando o Bau 2016

Com o objetivo de ampliar o conhecimento das crianças e adolescentes sobre sua historia de vida realizamos o Projeto Revirando o Baú onde refletimos sobre questões ligadas a importância da documentação civil, dos cuidados com a saúde, do dialogo entre as gerações, Direitos Fundamentais da Criança e do Adolescente.


 

Alimentação 2016

Contribuir para que as crianças e adolescentes se alimentassem de forma saudável e equilibrada foi uma das preocupações institucionais e para isso foi fundamental recebimento de gêneros alimentícios oferecidos através do Programa Municipal de Alimentação Escolar. Para garantir o bom aproveitamento por parte das crianças, foram realizadas ações educativas junto ao publico alvo e também junto a equipe de cozinha de maneira a garantir qualidade, na forma de manipulação e armazenamento, dos gêneros alimentícios. Houve também a preocupação em manter a rotina de horários para realizar as refeições, o incentivo ao uso de garfo e faca, o favorecimento do auto-serviço, além de ações educativas junto às crianças.


 

Gincana da Saúde e Higiene 2015

A Gincana da Saúde e Higiene é uma atividade anual realizada pela equipe de profissionais da UNIAO CRISTA FEMININA voltada a incentivar, no publico infantil, a aquisição de hábitos saudáveis relacionados à higiene e alimentação. Neste ano com o agravamento da crise hídrica demos uma ênfase ainda maior à necessidade de redução do consumo de água.


 

CARNAVAL 2015

O Carnaval UCF trouxe a magia dos antigos carnavais onde as máscaras e as marchinhas fizeram a alegria da criançada .


 

O ANO COMEÇA COM MUITA DIVERSÃO 2015

Para marcar o fim das férias e o inicio de um novo ano as crianças participaram das atividades de integração com muita disposição.

 
<--- Voltar
 
Rua Olívio Manuel de Camargo, 291 - Jd.S.Mônica - Campinas/SP - CEP 13082-125 - Fone (19) 3246-2462
UUnião Cristã Feminina - Todos os Direitos Reservados - Desenvolvido por VBSI