Home
Quem Somos Nossa História Nossa Equipe Imprensa Parceiros
  Contato
Documento sem título
 
Galeria de Imagens
 

 

Alimentação é Coisa Séria 2017

Cada usuário recebe diariamente duas refeições, orientação no uso de louças, talheres e guardanapo. De maneira geral, as crianças chegam a entidade recusando diversos alimentos importantes para seu desenvolvimento saudável. Considerando, a infância e adolescência, como fases de formação do habito alimentar, tomamos o cuidado de preparar os alimentos das mais variadas maneiras incentivando a experimentação de um maior número de verduras, frutas e legumes. A aceitação e o consumo também foram estimulados nas rodas de conversa, a partir de reflexões sobre a importância da alimentação para a saúde e para o bom desempenho escolar. Anualmente oferecemos mais de 41.500 refeições entre café da manhã, almoço e café da tarde. As ações permitiram às crianças ter acesso a uma alimentação saudável e diversificada superando questões de subsistência enfrentadas por suas famílias.


 

Cuidando de Mim 2016

Uma das principais maneiras de evitar a transmissão de doenças infecciosas e parasitarias é ter hábitos de limpeza, tanto no aspecto individual,limpeza corporal e das habitações, como no coletivo. Os hábitos de higiene não incluem somente o banho corporal, escovar os dentes, mas também cuidados com a alimentação, atividade física roupas e calçados, além do sono diário. Desta forma, educar para a saúde e para a higiene, de forma contextualizada e sistemática, contribuiu na formação das crianças procurando torná-las capazes de atuar em favor da melhoria dos níveis de saúde pessoal e da coletividade. Durante as atividades foram trabalhados temas como: a importância do banho diário, objetos envolvidos na higiene corporal, a necessidade de cuidados com as unhas na prevenção de doenças intestinais, a valorização dos aspectos estéticos da higiene, a importância do uso de roupas limpas e de andar calçado, a limpeza correta dos dentes, a higiene dos cabelos para evitar a proliferação de piolhos e a necessidade de se adotar hábitos de autocuidado para proteger a saúde.


 

Atividade Física 2016

As atividades recreativas foram utilizadas de maneira a contribuir com o processo de desenvolvimento das crianças no que diz respeito a: tomada de decisões, compreensão de limites, socialização e integração com o grupo.


 

Atividades de Musica 2016

Com o objetivo de despertar, na criança e no adolescente, a curiosidade e o interesse, pelo universo musical desenvolvemos semanalmente atividades voltadas ao canto coral e aprendizagem de instrumentos musicais (violino, flauta, violão e teclado). A atividade vem demonstrando bastante eficiência na ampliação da concentração e no desenvolvimento do raciocínio. Familiares e educadores relatam que observam melhoria na autoestima das crianças que participam efetivamente do projeto. Mensalmente as crianças também puderam levar musica aos comércios locais realizando o “Bom Dia Comunidade”.


 

Atividades de Incentivo a Leitura 2016

Foram realizadas ações com o objetivo de desenvolver o hábito de leitura, fomentando o “gosto por ler” e contribuindo para a formação de leitores capazes de entender e contextualizar o mundo em que vivemos. Entre elas: Rotinas que estimulam o hábito de leitura; Técnicas de apresentação, manuseio e empréstimo de livros; Técnicas de “contação” de histórias, diferentes formas de ler (observação de gravuras, uso de adereços, fantoches, expressão corporal, etc).


 

Sarau 2016

Como estratégia de promoção e compartilhamento de experiências culturais promovemos três eventos denominados “SARAU da UCF” onde crianças e adolescentes foram convidados a compartilhar seus talentos e habilidades.


 

Datas Comemorativas 2016

Durante o ano foram comemoradas as datas significativas para a Instituição, para as crianças e comunidade. Foram comemorados: Carnaval, Dia da Escola , Dia da Mulher, Dia do Desafio, Páscoa, aniversariantes do semestre, Semana da Criança e outras.


 

Conhecendo Meu Corpo 2016

Atendendo a uma solicitação das crianças foram incluídos, no cronograma, encontros temáticos com as estudantes de enfermagem da UNICAMP, coordenados pela professora Maria Filomena Gouveia Vilela. Nos encontros, crianças e adolescentes puderam esclarecer duvidas em temas, como: uso de álcool e outras substâncias; mudanças corporais e sexualidade; profissões na área da saúde e outros. Os encontros foram realizados às segundas-feiras durante os meses de setembro e outubro.


 

Monitor Mirim 2016

O projeto implantado neste ano teve como objetivo motivar a participação das crianças e adolescentes na rotina institucional abrindo espaço para a participação no planejamento e na avaliação das atividades. A implantação foi realizada a partir do levantamento de voluntários para representação nas reuniões mensais de planejamento. Os voluntários mirins passaram por processo de eleição com divulgação das propostas dos candidatos e voto secreto. Os eleitos criaram uma fonte de comunicação entre as crianças e equipe profissional e participaram mensalmente das reuniões institucionais.


 

AÇÕES VOLTADAS À FAMÍLIA 2016

Foram realizadas atividades direcionadas aos familiares das crianças atendidas de maneira a mantê-los informados sobre o cotidiano dos educandos na entidade como também solicitando sua contribuição na avaliação das ações e construção das propostas Institucionais. As abordagens foram realizadas de forma individual e grupal de acordo com a necessidade apresentada no momento. O atendimento social também ofereceu acolhimento, orientações, encaminhamentos e auxílios eventuais.


 

Bom dia Comunidade 2016

Iniciado há três anos o “Bom Dia Comunidade” consiste em motivar crianças e adolescentes do projeto Curiando a oferecer a comunidade do Jd. Santa Mônica um “bom dia” ou “boa tarde” musical. As crianças, sempre acompanhadas pela musicista e outro educador realizaram visitas a moradores e pontos comerciais da região levando um numero musical. A ação possibilitou a valorização dos talentos individuais dos pequenos musicos.


 

Exposições Externas 2016

As exposições externas tem foco educativo onde crianças e adolescentes realizam uma abordagem aos moradores que circulam pelas imediaçoes da Instituição trazendo informações uteis a comunidade e que estejam diretamente ligados aos temas trabalhados no planejamento mensal.


 

Realizações Através da Rede Abraço 2016

Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes - Os usuários da Instituição participaram do evento que teve como objetivo sensibilizar e mobilizar a comunidade para proteger suas crianças e adolescentes do abuso e da exploração sexual.


 

Realizações Através da Rede Abraço 2016

6ª Caminhada da Paz - As crianças da União Cristã Feminina participaram da “6ª Caminhada da Paz” organizada pela Rede Abraço, promovida em setembro com o objetivo de chamar a atenção da comunidade e autoridades para a violência nessa área de Campinas. A caminhada teve seu início no Núcleo ABC, no Jardim São Marcos, e finalizou no Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU), da Vila Esperança, onde ocorreu uma série de apresentações feitas pelas crianças e adolescentes atendidos pelas entidades. Durante o percurso, os participantes cantaram a música “Dias Melhores”, do grupo Jota Quest, e distribuíram mensagens de paz para a comunidade, todos usando camisetas brancas.


 

Realizações Através da Rede Abraço 2016

Neste ano realizamos através da Rede Abraço do 18º Evento anual que ofereceu a comunidade inúmeros serviços preventivos na área da saúde, apresentações de talentos da comunidade, barracas de artesanato e alimentação, orientação jurídica e serviços de beleza.


 

Avaliações 2016

O processo de avaliação foi continuo e utilizou variadas estratégias buscando identificar se os resultados esperados foram atingidos de maneira satisfatória. O processo contou com a participação da equipe executora, diretoria, parceiros, crianças, adolescentes e de seus familiares.


 

Uma Viagem pelo Samba 2016

Em 2016 o samba completou cem anos, sendo contados a partir do lançamento da canção Pelo Telefone, em 1916, do compositor carioca Donga. O ritmo, que nasceu da influência dos negros trazidos pelos navios negreiros se mostrou um excelente tema para auxiliar em reflexões sobre discriminação, racismo, trafico de pessoas, preconceito, classe social e a riqueza da diversidade. Conheceram ainda a historia de compositores renomados como Adoniran Barbosa, Cartola, Alcione, Clementina de Jesus.


 

Projeto Revirando o Bau 2016

Com o objetivo de ampliar o conhecimento das crianças e adolescentes sobre sua historia de vida realizamos o Projeto Revirando o Baú onde refletimos sobre questões ligadas a importância da documentação civil, dos cuidados com a saúde, do dialogo entre as gerações, Direitos Fundamentais da Criança e do Adolescente.


 

Alimentação 2016

Contribuir para que as crianças e adolescentes se alimentassem de forma saudável e equilibrada foi uma das preocupações institucionais e para isso foi fundamental recebimento de gêneros alimentícios oferecidos através do Programa Municipal de Alimentação Escolar. Para garantir o bom aproveitamento por parte das crianças, foram realizadas ações educativas junto ao publico alvo e também junto a equipe de cozinha de maneira a garantir qualidade, na forma de manipulação e armazenamento, dos gêneros alimentícios. Houve também a preocupação em manter a rotina de horários para realizar as refeições, o incentivo ao uso de garfo e faca, o favorecimento do auto-serviço, além de ações educativas junto às crianças.


 

Gincana da Saúde e Higiene 2015

A Gincana da Saúde e Higiene é uma atividade anual realizada pela equipe de profissionais da UNIAO CRISTA FEMININA voltada a incentivar, no publico infantil, a aquisição de hábitos saudáveis relacionados à higiene e alimentação. Neste ano com o agravamento da crise hídrica demos uma ênfase ainda maior à necessidade de redução do consumo de água.


 

CARNAVAL 2015

O Carnaval UCF trouxe a magia dos antigos carnavais onde as máscaras e as marchinhas fizeram a alegria da criançada .


 

O ANO COMEÇA COM MUITA DIVERSÃO 2015

Para marcar o fim das férias e o inicio de um novo ano as crianças participaram das atividades de integração com muita disposição.

 
<--- Voltar
 
Rua Olívio Manuel de Camargo, 291 - Jd.S.Mônica - Campinas/SP - CEP 13082-125 - Fone (19) 3246-2462
UUnião Cristã Feminina - Todos os Direitos Reservados - Desenvolvido por VBSI